segunda-feira, 3 de março de 2008

A Grande Noite Austral (de Alma Welt)

6

Noite sobre a estância e meu jardim...
Desmesurada, intensa, apaixonada!
Por tê-la em ressonância dentro em mim,
Esta noite é maior, mais exaltada.

Grilos, sapos, dançam pirilampos
Em alegre fandango nestes prados;
Quero voar sonhando sobre os campos
Até o *castelhano e seus costados!

Ali os *gauchos sem acento me saúdam
E me convidam ao mate em seus *bivaques,
Cofiando seus pontudos cavanhaques...

E com eles vou mais longe, *rumo austral,
Me escancham na sela e se me *grudam
Pelos pagos num galope espectral!

20/12/2006

Notas da editora:

*..."o castelhano e seus costados"- Alma se refere
à fronteira do Uruguai.

* ...gauchos sem acento- No pampa uruguaio e argentino,
gaúcho se pronuncia "gáltcho".

* ..."seus bivaques"- Alma se refere assim às fogueiras noturnas de acampamento, onde a chaleira do mate ferve.

*... "rumo austral"- em direção ao sul, ao pampa uruguaio.

*... "se me grudam"- Alma quer dizer que,
"escanchada"(montada como homem)na sela,
na frente do cavaleiro, este a agarra por trás.

*... "pelos pagos"- por regiões remotas, desconhecidas.

Nenhum comentário: